segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Campanha alerta para manobra da empresa Fersol

         A Campanha Brasil Ecológico, Livre de Transgênicos e Agrotóxicos alerta para a manobra que a empresa a Fersol, fabricante da Metomidofós 600, tenta fazer na justiça para impedir a retirada desse produto do mercado brasileiro, determinada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
        A Metamidofós é um inseticida responsável pela toxicidade do sistema endócrino e reprodutor. Baseada em estudos que chegaram a essa conclusão, em janeiro, a Anvisa decretou o "banimento faseado” do produto, que prevê uma retirada programada: a comercialização só poderá acontecer até 31 de dezembro de 2011, e a utilização até 30 de junho de 2012
       A Fersol, no entanto, ingressou com três ações judiciais -- duas alegando que a Anvisa não teria permitido que a empresa visse os estudos que embasaram a decisão pelo banimento e a terceira defendendo que o prazo para a apresentação de recursos deveria ter início a partir da data de acesso às informações.
        O juiz José Marcio da Silveira e Silva, da 2ª Vara Federal do Distrito Federal (DF), concedeu uma liminar obrigando a Agência a disponibilizar o inteiro teor do processo. Mas a Agência informa que nunca lhe foi solicitada a consulta pública. A Campanha Brasil Ecológico alerta para a gravidade da ofensiva e convoca toda a sociedade civil a apoiar à Anvisa neste momento.
FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário