sábado, 13 de agosto de 2011



Voluntários vão às ruas contra exploração de petróleo em Abrolhos
            


           Ao passo que a indústria do petróleo avança sobre Abrolhos, a maior biodiversidade de todo o Atlântico Sul corre o risco de desaparecer. Esta é a mensagem que o Greenpeace leva às ruas neste fim de semana, 13 e 14 de agosto.
          Com o lema “Deixe as baleias namorarem” - referência às baleias jubarte, que de julho a novembro fazem de Abrolhos seu local preferido para acasalar, dar à luz e amamentar - nossos voluntários montarão pontos verdes em Recife, Rio, Salvador e São Paulo para receber o público e explicar os riscos que a indústria petrolífera representa para a região.
         Além de assinar a petição contra o petróleo em Abrolhos, os visitantes poderão conferir uma exposição de fotos sobre as belezas naturais da região, saber mais sobre o pedido de moratória e tirar fotos para demonstrar seu amor pelas baleias. Para as crianças, atividades como pintura na face e desenhos para colorir animarão o dia. Os que estiverem em São Paulo, poderão ainda conferir uma apresentação teatral.
          Visite os pontos verdes do Greenpeace no sábado, de 11h às 17h, e no domingo, das 9h às 14h, nos seguintes endereços:
Recife:
Sábado e Domingo: Praia da Boa Viagem (Av. Boa Viagem, 3232).
Rio de Janeiro:
Sábado: Parque Garota de Ipanema (Em frente à praia do Arpoador)
Domingo: Posto 9 – Ipanema (Av. Vieira Souto, altura do número 320)
Salvador:
Sábado e Domingo: Farol da Barra (Rua Dias D'Ávila, 98)
São Paulo:
Sábado: Praça Benedito Calixto.
Domingo: Parque da Luz (Ribeiro de Lima, 99 - Bom Retiro)
Petróleo em Abrolhos, não!
         A região foi loteada em 2003 pela ANP (Agência Nacional de Petróleo) e agora dez empresas nacionais e estrangeiras estão prontas para começar a exploração dos 13 blocos atualmente sob concessão do governo.
         É por isso que o Greenpeace Brasil começou uma campanha em que pede uma moratória na exploração de gás e petróleo nos arredores do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos.
          Com uma área aproximada de 93.000 km², a moratória estabelece uma zona de segurança ao redor do parque nacional. Dentro desta área, estará banida apenas a exploração de gás e petróleo, evitando que um desastre ambiental contamine ecossistemas sensíveis, responsáveis pela reposição dos estoques pesqueiros e reprodução de inúmeras espécies ameaças de extinção.
        A moratória, entretanto, depende de um acordo entre o governo e as empresas com blocos de exploração nesta região. São elas Petrobrás, Vipetro, Perenco, OGX, HRT, Shell, Vale, Cowan, Sonangol e Repsol.
        A campanha lançou uma petição online, em que está recolhendo assinaturas da população a favor da moratória. Esta petição será levada às empresas e autoridades, e pode ser acessada pelo endereço: http://goo.gl/aJiUa.
        Siga a campanha na internet:

Página oficial: http://goo.gl/24ozH

Twitter: @coralcerebro @greenpeaceBR
Vídeo da campanha: http://goo.gl/qplZO Leia mais >

Nenhum comentário:

Postar um comentário