terça-feira, 2 de agosto de 2011

Vanguarda Abolicionista e apoiadores protestam em frente à Feira Mundial de Filhotes
por Marcio de Almeida Bueno, jornalista

           Frio, garoa gelada e tempo feio não diminuíram o empenho de vinte ativistas que estiveram na tarde deste domingo, 31 de julho, realizando ação de protesto em frente à Feira Mundial de Filhotes e Pequenos Animais, em São Leopoldo, a 30 quilômetros de Porto Alegre. A venda de animais ocorria no terceiro piso do estacionamento de um shopping, e os manifestantes posicionaram-se estrategicamente nas esquinas do entorno, com banners. Houve maciça panfletagem em prol da adoção e contra o comércio de animais, sendo distribuídos quase 3000 impressos ao longo da tarde. Alguns ativistas deslocaram-se até o São Leopoldo Fest, evento popular que ocorria a poucas quadras dali, com grande fluxo de público.
Fotos: Fernanda Freyman

Milhares de informativos foram distribuídos ao público que acorria ao shopping

         O objetivo da ação foi levar ao público a idéia de adoção, contra o comércio e exploração, e que os animais não são produtos. Em uma das muitas famílias que receberam os impressos, as crianças viram do que se tratava e disseram "Mãe, é um sinal!" - pois com certeza já estavam querendo 'um novo amigo' de presente. É o ponto crucial que pode mudar a visão que uma pessoa passa a ter dos animais, da infância em diante - entra em cena o ativismo pedagógico, e basta um 'empurrãozinho' dos pais para que se enraizem conceitos de cidadania, responsabilidade social e ecológica, ética animal e compaixão pelo 'outro'.

Animais eram vendidos em um estacionamento
          A Vanguarda Abolicionista contou com apoio das ONGs locais Pró-Animal e PAAR - Projeto Amigos dos Animais de Rua, que também realizava um mutirão de castração na mesma data, além de ativistas e protetores independentes. Houve lanche vegano gratuito para os participantes, e alguns cachorros de rua que se aproximaram também receberam comida.

Parte dos manifestantes pró-animais que estiveram em São Léo no domingo
FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário