domingo, 28 de agosto de 2011


Espanha: Mataelpino substitue a "tradição" do uso do touro por uma idéia inovadora


        O povo madrilenho solta uma esfera de três metros de diâmetro que "corre" atrás dos participantes, no mais puro estilo de Indiana Jones. EFE/ AnimaNaturalis

        Mataelpino celebra agora suas festas con o "Boloencierro" uma iniciativa recente na qual o touro é substituido por uma bola de material sintético de tres metros de diámetro que "corre" atrás dos  participantes.

        O verão é escolhido pelos municípios da comunidade de Madri para celebrar a maioria das festas de Santos Padroeiros, como é o caso Mataelpino, que celebrou suas homenagens em honra de S. Bartolomeu em 24 de agosto.

        Mataelpino é uma localidade pertencente ao municipio de El Boalo, aos pés da Serra de Guadarrama, com pouco mais de 1.600 habitantes e 40 quilômetros quadrados, situada a 55 km da cidade de Madri e que também se encontra a 1.120 metros de altura.

         O "Boloencierro" celebra este ano sua segunda edição e foi idealizada por um morador local, segundo um membro da comição de festas da cidade, Juan Manuel.

        A AnimaNaturalis (entidade de proteção animal espanhola) encorajou a todos os municípios a a fazerem o mesmo em suas tradições ultrapassadas, onde o abuso e uso de animais está presente. A sociedade cada vez mais  rejeita este tipo de atividades em que outros seres vivos são envolvidos nas festas e que longe de se divertirem sofrem maus-tratos e inclusive a morte.

        A AnimaNaturalis felicitou a iniciativa de Mataelpino e espera que o avanço não fique apenas nessa localidade e que somem-se mais pessoas e cidades a esta inovação nas celebrações nas atitudes mais éticas durante as realizações de suas festas.

Fonte: http://www.animanaturalis.org/n/12121/mataelpino_sustituye_la_tradicion_del_uso_del_toro_por_un_innovador_encierro

Nota T.A. - A Tribuna Animal também parabeniza a iniciativa e esperamos que outras cidades se juntem à idéia inovadora ou criem novas formas de comemoração sem crueldade contra os animais.

Tradução: Erico Mabellini - Tribuna Animal

 FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário