quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Recessão deixou o ar mais limpo na Europa

Autor: Fabiano Ávila   -   Fonte: Instituto CarbonoBrasil/EEA

         O inventário de emissões de poluentes atmosféricos referente ao ano de 2009 da Agência Ambiental Europeia (EEA), divulgado nesta quinta-feira (28), mostrou uma queda significativa nas emissões causada principalmente pela redução na demanda energética em países como Polônia, Espanha e Bulgária.
         Todos os principais poluentes registraram uma queda nas emissões, com destaque para os 21% de redução dos óxidos de enxofre (SOx). Os óxidos nitrosos (NOx) e os materiais particulados caíram em torno de 10%.
        Apesar de apontar a recessão econômica como principal fator para as quedas, o relatório da EEA confirma a tendência de um declínio contínuo no decorrer dos últimos anos.
Desde 1990, as emissões de SOx na União Europeia despencou 80%, as de monóxido de carbono (CO) 62% e de NOx 44%.
         A introdução de catalizadores mais eficientes em carros de passageiros e a criação de uma regulamentação severa para as emissões de veículos pesados também contribuíram para uma redução de 42% das emissões de NOx do setor dos transportes.
           Entretanto, a EEA salienta que a qualidade do ar nas principais capitais europeias ainda está longe da ideal e que é preciso que os países se comprometam a enviar para a agência os dados mais exatos que conseguirem, pois assim o inventário representará mais fielmente a realidade

FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário