sábado, 30 de julho de 2011

Vanguarda Abolicionista se fez presente no Seminário de Bem Estar Animal em Canoas

Integrantes da VAL puderam interagir com os participantes do Seminário

                     por Ronaldo M. Botelho

           A partir da aprovação da demanda do Centro de Bem Estar Animal no Orçamento Participativo de Canoas, foi criada no município a Unidade Municipal de Controle Bem Estar Animal, vinculada a Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde. Integrando a construção dessas políticas, também está sendo desenvolvido em Canoas o Centro de Bem Estar Animal e a criação do Conselho Municipal de Bem Estar Animal, além de um Fundo de Bem Estar Animal.

          “Louvo a Prefeitura pela sensibilidade de abrir esse canal. É difícil convencer um parlamentar e a comunidade sobre esse problema para tentar resolvê-lo”, observa o vereador porto-alegrense Adeli Sell, que atua na questão da proteção aos animais, um dos painelistas no 1º Seminário municipal de políticas públicas para o bem estar animal, realizado na noite desta quarta-feira, 27, em Canoas.


           Também participou como palestrante no seminário a titular da Coordenadoria Multidisciplinar de Políticas Públicas para Animais Domésticos de Porto Alegre (Comppad) - agora convertida em Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA), Maria de Lourdes dos Santos Sprenger. No evento, ela relatou a experiência da Capital, salientando desafios, avanços e necessidades na construção de uma política nessa área. “Sem o apoio da sociedade, não teremos solução, pois o poder público não consegue solucionar tudo sozinho”, observa.


Pai-de-santo Zumba Toledo substituiu por ervas os animais sacrificados em rituais

           Participaram também do evento o coordenador de Relações Comunitárias, Oli Borges, o secretário municipal de Relações Institucionais, Mário Cardoso, o subprefeito da Região Nordeste, José Francisco Nunes, o “Chico da Mensagem”, além de lideranças de diversas organizações que atuam direta ou indiretamente com a questão da saúde e proteção aos animais. De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Judith Vasconcelos, a construção do Plano Municipal para o Bem Estar Animal envolve três eixos: infra-estrutura, educação e legislação. “A meta maior é uma mudança cultural”, resume.
        Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário