sexta-feira, 25 de março de 2011

Audiência pública debate impactos das obras da Copa em Porto Alegre


Comunidades querem denunciar os impactos negativos das obras previstas pela prefeitura. Em todas as obras a serem realizadas, haverá despejo e realocação de famílias pobres.




Por Katia Marko - Comitê Popular da Copa

        Nesta sexta-feira (25), às 14h, será realizada uma audiência pública no Auditório Dante Barone, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre (RS), para debater os impactos das obras da Copa do Mundo de 2014 na cidade. A audiência foi convocada pelo Ministério Público Federal (MPF). Para o encontro, foram convidadas as comunidades atingidas pelas obras, o Ministério Público Estadual, a Prefeitura Municipal, o Governo do Estado e as secretarias municipais e estaduais envolvidas com a Copa.

        Os Comitês Populares da Copa de Porto Alegre estão se organizando para participar da audiência pública. Já foram confirmadas as presenças das comunidades do Morro Santa Teresa, do Cristal, da Cruzeiro, da Lomba do Pinheiro e da Zona Sul, mais precisamente da antiga zona rural da cidade. As comunidades querem denunciar os impactos negativos das obras previstas pela prefeitura. Em todas as obras a serem realizadas, haverá despejo e realocação de famílias pobres - grande parte delas corre o risco de ser levada para lugares distantes de onde moram hoje.

           As comunidades também querem debater alternativas para amenizar os impactos das obras. Caso tenham que ser realocadas, as famílias reivindicam que seja em áreas no mesmo local ou próximas de onde moram. Não aceitam ficar em casas de passagem. Também exigem investimentos, por parte da prefeitura municipal, em infraestrutura, saneamento e na geração de emprego e renda tanto em suas comunidades como nas que serão formadas a partir da realocação dos moradores. As comunidades exigem que a prefeitura, bem como o governo do Rio Grande do Sul e o governo federal invistam nas comunidades pobres, assim como gastarão milhões nas obras nas cidades e nos estádios.

Mobilizações

No Brasil, as outras 11 cidades-sede vão buscar audiências públicas para marcar esta sexta-feira, dia 25, como um dia de mobilização nacional. No Rio de Janeiro, será realizado um Ato pelo Direito à Cidade, pela Democracia e Justiça Urbanas, com concentração às 16h na Candelária, seguido de caminhada até a Cinelândia. 25 de março é o Dia Internacional do Direito à Cidade, lançado em 1996, durante a Conferência Habitat II em Istambul. Na ocasião também se consagrou o Direito à Moradia.

Comitê Popular da Copa/EcoAgência

FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário