quarta-feira, 6 de abril de 2011

MANIFESTAÇÕES DAS ONG DE PROTEÇÃO ANIMAL DE RIO GRANDE/RS CONTRA A CRIAÇÃO DE MAIS UM CANIL


1) GRUPO VIRA –LATAS E CORAÇÕES:

           O Grupo Vira-Latas e Corações, constituido em mar/2010, vem por meio desta, protestar contra a matéria encaminhada pela Sra. Lu Compiani, a respeito do Pedido de novas instalações do Canil Municipal.

           1. Primeira questão : "reivindicação antiga (...) e das ONGs que trabalham com a causa dos animais de rua".
          Não tenho conhecimento de alguma ONG ou Grupo de Proteção Animal ou Protetor Animal Independente que apoie os Canis Municipais. O Grupo Vira-Latas e Corações repudia a postura do Município de manter enclausurados os cães em baias no Canil Municipal, presos, como se tivessem cometido algum crime, sem carinho, atenção, sem liberdade, sem tratamento. NÃO É UMA REIVINDICAÇÃO DO GRUPO VIRA-LATAS E CORAÇÕES. E a Vereadora e Primeira Dama do Municipio do Rio Grande, Sra. Luciane Compiani conhece a nossa idéia a respeito do assunto, pois eu mesma conversei pessoalmente com ela.

           2. Segunda questão: a construção de um novo canil vai contra as novas tendências da humanidade no que tange nossas relações com o meio ambiente e os animais. Canis Municipais deseducam a população, uma vez que ela não se sente responsável totalmente pelos animais que escolheram proteger. Existe um enorme índice de abandono de animais em nossa cidade e o Município é o principal culpado nisso tudo, uma vez que não promove a conscientização e responsabilização da população. Há instaurado um completo descaso de nossas autoridades no Legislativo, Executivo e até no Judiciário. Todos insistem em remar contra a maré. Fiquei simplesmente chocada com a declaração que recebi, e NOTEM O EMAIL NÃO FOI ENDEREÇADO A NENHUM REPRESENTANTE DO VIRA-LATAS E CORAÇÕES. Parabéns ao Júlio Martins por votar contra a Indicação 075/2011. Estou decepcionada com a posição de todos os demais legisladores, que NÃO REPRESENTAM O POVO DE MANEIRA COMPROMETIDA E RESPONSÁVEL, já que não conhecem profundamente sobre os assuntos que votam e se posicionam positivamente. UMA VERGONHA, uma vez que o poder público é o TUTOR DOS ANIMAIS perante a Lei e, mesmo assim, NÃO RESPEITAM SUAS NECESSIDADES. Os Grupos de Proteção foram criados a partir da AUSÊNCIA DO PODER PÚBLICO em continuar negando o cumprimento de suas obrigações.

          3. Terceira questão: a construção de um novo canil é DESPERDÍCIO DE DINHEIRO PÚBLICO, por toda as justificativas apresentadas. Além disso, continuamos indo contra a normatização de esferas maiores, indicações de organizações mundiais, órgãos reconhecidos de proteção animal, meio ambiente e experiências de sucesso em outros municípios do Brasil e do exterior. Desperdício de recursos financeiros e, PRINCIPALMENTE DE RECURSOS HUMANOS, pagos pelo contribuinte (que também sou eu) que dirigem e assessoram a governança municipal de forma incompetente, sem compromisso com novas tendências, sem a seriedade que a situação merece.
                                                                                                 
Somos contra a construçãod do canil.

Milene Baldez
ONG Vira-Latas eCorações


2) PROJETO SOLIDARIEDADE COM OS ANIMAIS

          O Projeto Solidariedade com os Animais que visa a esterilização dos animais carentes da cidade reintera todas as manifestações de apoio as ONGs e as pessoas solidárias à causa posicionando-se contra a construção de um novo canil, Vemos que esta iniciativa que não resolverá o problema, que precisa sim, de outra soluções eficazes como a adoção de um método de castração em massa, que só o poder público tem condições de realizar. O que falta é boa vontade!

Jane Cristina Mendonça Leão


3) ONG SOS ANIMAL

           A ONG SOS ANIMAL legalmente instituída em 22 de agosto de 2002,com CNPJ nº05.506.314/0001-84, une-se ao Grupo Vira-Latas e Corações com total apoio ao presente protesto. O Projeto apresentado pela Vereadora Lú que tem o apoio das ONGs é simplesmente ALTERAR O ULTRAPASSADO E DESATUALIZADO CÓDIGO DE POSTURAS DO MUNICÍPIO QUE AINDA PROÍBE ANIMAIS EM VIA PÚBLICA AJUSTANDO-O À LEI ESTADUAL Nº 13.193 DE 30 DE JUNHO DE 2009, QUE DEFINE DIRETRIZES A SEREM SEGUIDAS POR PROGRAMAS DE CONTROLE DE CÃES E GATOS EM SITUAÇÃO DE RUA E PROTEÇÃO DESSES ANIMAIS.Foi sugerido em reunião com a Vereadora Lú que o atual Canil Municipal fosse adequado em suas atuais instalações para que funcionasse como CENTRO DE ESTERILIZAÇÃO DE ANIMAIS DE RUA, pois o local atualmente serve como CONFINAMENTO DE CÃES, NA MAIORIA SAUDÁVEIS E SEM PERICULOSIDADE. Tanto são inofensivos que , mesmo contrariando a vontade dos técnicos e administradores do Canil, participaram da Cãominhada. Digo contrariando, pois os responsáveis pelo Canil foram pressionados e quase obrigados a liberarem alguns cães para a passeata. Não era da vontade deles que os cães confinados saíssem à rua e tivessem a chance de serem adotados. A Cãominhada estaria destinada ,então, somente aos donos com seus respectivos animaizinhos de estimação.A Vereadora Lú diz ser muito difícil que seja aprovado um PROJETO DE ESTERILIZAÇÃO DE ANIMAIS, pois geraria ônus ao Executivo,no entanto apresenta um Projeto que é aprovado pela maioria dos Vereadores que custará um ônus homérico ao Município:MUDANÇA DE LOCAL DO CANIL,NOVAS INSTALAÇÕES,NUM COMPLEXO QUE ENGLOBARÁ CANIL MUNICIPAL, ZOONOSES, SECRETARIA DO MEIO-AMBIENTE E SERVIÇOS URBANOS. Obra esta que além de levar anos até ser concluída (contando-se o tempo em que é proposto o projeto,toda a burocracia ,estudos técnicos,etc...até sua concretização), levará muita verba dos cofres públicos.Até lá milhares de cães nascerão aumentando o nº de animais nas ruas. Toda ONG ou Grupo de Proteção Animal é contra qualquer espécie de Canil, pois Canil, para nós que lutamos pelo bem-estar dos animais, significa CARROCINHA,CAPTURA,PRISÃO,CONFINAMENTO E FIM DUVIDOSO DOS ANIMAIS CAPTURADOS.

4) GAE RG - Grupo de Abolição do Especismo

         Mais duas entidades apresentam sua posição referente a proposta, o Grupo de Abolição do Especismo - GAE RG e a Associação Riograndina de Proteção aos Animais.
           Essas manifestações ratificam o equívoco do legislativo com relação ao projeto, sua falsa idéia a respeito das entidades da proteção animal e mais, às reais necessidades dos animais e a verdadeira responsabilidade legal do poder público nesse assunto.

          Prezados:
          Gostaríamos de parabenizar a Vira Latas e Corações pelo brilhantismo na escrita e pela iniciativa de se manifestar contra o requerimento da vereadora Luciane aprovado por todos os vereadores, com exceção do vereador Julio Martins, que parece ser o único até agora que entendeu o que as entidades de proteção animal tem proferido incansavelmente há anos: não queremos canis, queremos controle populacional dos animais domésticos e educação da população no referente à toda essa questão.
Concordamos com a manifestação da Vira Latas e Corações e assinamos embaixo.
Márcia Chaplin componente do Grupo de Abolição do Especismo
À pedido, a Sra. Lenir Amaral, da Associação Riograndina de Proteção aos Animais, também manifesta seu apoio.

5) AMIGO BICHO&CIA

         Srs. Venho através desta mensagem declarar apoio ao repúdio manifestado pela Ong Vira Latas & Corações, ao projeto da vereadora Luciane Compiani que pede novas instalações para o canil municipal. Lamentavelmente, a referida vereadora demonstra com esta proposta o quanto está longe de entender as REAIS reivindicações das ONGs que militam na defesa dos animais. Canis públicos constituem-se, via de regra, depósitos de animais, além de deseducarem a população, pois paternalizam a irresponsabilidade das pessoas frente à questão do controle populacional dos animais. O canil municipal do município de Rio Grande não tem fugido à regra, uma vez que apresenta em suas instalações um grande número de animais, e segundo a própria vereadora Luciane - em depoimento na tribuna no dia 29 de março próximo passado - muitos foram levados ao passeio público para adoção em recente evento idealizado pela vereadora - depoimento que confirma de forma flagrante e afrontosa o quanto a nossa legislação estadual não está sendo cumprida, uma vez que na referida lei somente será permitida a permanência nos canis públicos e ainda assim com ressalvas, de animais comprovadamente perigosos à segurança pública ou que se apresentem em estado terminal de enfermidade. Vale aqui nesta declaração a pergunta: que cães são estes que foram levados ao passeio, uma vez que não eram de alta periculosidade nem padeciam de doença terminal?Fica aqui também um apelo ao Ministério Público de Rio Grande que tome providências sérias pra coibir este desrespeito flagrante à lei estadual 13.193. Estamos cansados de discursos vazios, de "cantos de sereia" que em nada acrescentam de concreto às nossas verdadeiras reivindicações, as quais clamam ao Poder Público que páre de se esquivar de suas responsabilidades e implante o mais rápido possível um programa EFETIVO e ÉTICO de controle populacional de cães e gatos no município.

Vanilda Pintos Coordenadora do Grupo Amigo Bicho & Companhia da SVB - Rio Grande

FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário