terça-feira, 7 de setembro de 2010

SER VEGETARIANO OU VEGANO: EIS A QUESTÃO?

           Primeiramente quero esclarecer bem as coisas. O VEGETARIANISMO é o hábito da alimentação baseada em vegetais com exlusão total de carne, mas que aceita a ingestão de derivados de produtos animais, como ovos, leite, manteiga, iogurte...assim teríamos uma dieta classificada em ovolactovegetariana. Já o VEGANISMO, além da dieta eliminar totalmente qualquer produto de origem ou experimentação animal, também repercute diretamente nos hábitos comportamentais cotidianos, como as opções de: vestuário ( elimina-se o uso do couro e das peles, por exemplo ) , produtos de higiene pessoal, cosméticos, medicamentos, etc. Aliás existem produtos já rotulados ( selo VEGAN )para facilitar a sua identificação pelos consumidores. Mas porque ser vegetarian@ ou vegan@? Que implicações isso traz para a minha vida e para os demais entes que compartilham o mesmo planeta TERRA?
         Desde crianças fomos acostumados a ter que comer carne porque fazia-nos crescer e ficarmos fortes! Mas se formos, pensar e criticar esse padrão de senso comum veremos que todos os ruminantes são animais fortes e que eles não ingerem carne! Porque quando adultos temos que continuar a ingerir leite? Aí vem a velha resposta tirana, é por causa da fonte de cálcio. Mas o mesmo poderá ser obtido de várias fontes com  a ingestão de vegetais de folhas mais escuras, como a couve por exemplo e também através dos cereais. Vemos então, que no fundo é tudo uma questão de mercado e de costume, onde o capital manipula nosso modo de viver. Há séculos a humanidade cria gado e o mercado da nutrição humana investe pesadamente nos mais diversos produtos de origem animal sob os apelos da mídia. Quem ganha e quem perde com isso? Nós humanos e eles animais! Nós, porque perdemos em qualidade de vida, através dos problemas de saúde provocados pelo colesterol, diversos tipos de cânceres, como, o de intestino, principalmente ( fato inclusive comprovado cientificamente pela ação das toxinas da carne ingerida ). Aliás; o índice de câncer tem aumentado, principalmente nos lugares onde o hábito da carne prevalesce, o famoso e desastroso "churrasco". Perdem os animais que passam o curto tempo de vida em sofrimento, dor, angústia, privação de liberdade, de espaço, de saúde e a morte que vem por vezes como um bênção.
         Todos querem viver, é sabido que nos abatedouros os animais pressentem a sua própria morte e se rebatem, ora são seres sencientes, foi-se o tempo, mas infelizmente muitas pessoas ainda pensam que os animais; são como "máquinas". Ora a máquina tem medo, tem fome, sede, ou demonstra afeto pelo seu dono, pelos seus filhotes e até adota filhotes de outras espécies, aliás existem casos que um determinado animal salvou seu dono. Provas é que não nos faltam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário